terça-feira, fevereiro 07, 2006

Massagem Ayurvédica - Abyangam

“ A mão é felicidade, contém em si grande divindade.
Com um simples toque a cura acontece”

Swami Joytimayananda

O Ayurveda é uma ciência com origem na Índia há cerca de cinco mil anos. Os seus ensinamentos incluem medicina, filosofia, arte e disciplina visando o bem-estar profundo de cada indivíduo.

O Ayurveda intervém sobre a saúde física, mental, emocional e espiritual do Homem ajudando-o a restabelecer o seu próprio equilíbrio e assim a viver em harmonia com o Universo, através do equilíbrio das três energias fundamentais chamadas doshas (Vata, Pita, Kapa).

A massagem Ayurvédica é um tratamento que se usa muito na medicina Ayurveda, que é por sua vez, parte do Ayurveda (conhecimento da vida). O seu objectivo primário não é só curar as manifestações anormais do organismo, ou seja, as doenças, mas sobretudo enfrentar todas as mudanças, estabilizar a energia de defesa, superar a doença e o envelhecimento e promover a saúde, mantendo o bem estar psico-físico do indivíduo.

Abyangam é composta por 4 partes:
1 - Aplicação (óleos, cremes, pós ou ervas medicinais Ayurvédicas)
2 - Manipulações
3 - Estimulações
4 - Massagem

Os seus benefícios são físicos, fisiológicos e psicológicos.

Os benefícios físicos são o relaxamento, o retardar do envelhecimento, a desintoxicação, o rejuvenescimento dos tecidos, a tonificação dos músculos, o aumento da flexibilidade das articulações, o alivio de dores reumáticas, a melhoria da visão e o bem estar geral.

Os benefícios fisiológicos são o bom funcionamento dos órgãos e dos sistemas digestivo, circulatório, respiratório e excretor.

Os benefícios psicológicos
são a alegria, a calma, a claridade mental, o aumento da resistência ao stress, a eliminação progressiva de traumas emocionais, cansaço, depressão, insónia e ansiedade e a melhoria da capacidade de comunicação.

Contra-indicações: em caso de febre, indigestão, purgas, flebites agudas, varizes, condições inflamatórias, queimaduras, tumores e metástases desaconselha-se o uso de Abyangam.

Fontes Escola Joytinat – site: www.joytinat.it

Sem comentários: