sábado, dezembro 23, 2006

Feliz Natal


Yule

Também conhecida como Yuletide e Alban Arthan.
Data: em torno de 21 de dezembro (solstício de inverno).

É o dia mais curto do ano quando o sol esta em sua distância máxima ao sul. A morte e o renascimento do sol são os pontos chave mais importantes do ano cíclico. A deidade principal freqüentemente nasce nesta época ou a deusa solar retira-se para uma caverna, montanha ou para além da terra no solstício de inverno e tem de ser invocada por certos jogos ou rituais.

O Yule cai bem perto da celebração do natal cristão. Este sabbath representa o renascimento da luz. Na tradição Wicca na noite mais longa do ano a deusa da a luz a criança sol e a esperança pelo retorno da luz renasce. O Yule é um tempo de despertar para novos objetivos e de deixar velhas mágoas e arrependimentos para trás. A tradição cristã da árvore de natal tem suas origens na tradição pagã de Yule. As famílias pagãs traziam uma árvore viva para casa. Desta forma os espíritos da floresta tinham um lugar quente para se abrigar durante os meses de inverno. Os sinos eram pendurados nas extremidades para que soassem quando algum espírito se aproximasse, comida e docinhos eram pendurados nos ramos para que os espíritos comessem, e uma estrela de cinco pontas, o pentagrama, símbolo dos cinco elementos colocada no topo. As cores da estação verde e vermelho também são de origem pagã assim como a troca de presentes. Sendo um festival solar, é celebrado com fogo e usa-se um tronco como uma espécie de totem. Um pedaço do tronco é guardado nas casas durante todo o ano como proteção. Os pedaços são usados para acender o fogo no próximo ano.

2 comentários:

Anónimo disse...

Feliz Natal!

ines disse...

Vamos então despertar para os novos objectivos e deixar os arrependimentos e mágoas para trás! Deixemos a luz dentro de nós brilhar e renasceremos como seres mais felizes. Bom Yule para todos.