sábado, maio 13, 2006

noite de sexta feira - HOMEM BOM


Mohandas Karamchand Gandhi (Devanagari मोहनदास करमचन्‍द गान्‍धी), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (Mahatma, do sânscrito "grande alma") (2 de outubro de 1869 - Nova Déli, 30 de janeiro de 1948) foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. (Ver também: Mahatmas).
Gandhi ajudou a libertar a Índia do governo britânico, inspirando outros povos coloniais a trabalhar pelas suas próprias independências e em última análise para o desmantelamento do Império Britânico e sua substituição pela Comunidade Britânica (Commonwealth). O princípio do satyagraha, freqüentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racistas, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não quero ser «advogado do diabo», mas ...alguém viu um programa na TV, há pouco tempo, sobre ele? Talvez fosse de origem inglesa, mas não dava uma imagem tão «simpática».
Os grandes serão tão grandes como parecem?
Como Cesário Verde, «eu hoje estou cruel, frenético, exigente...», e de um grande cepticismo em relação ao ser humano.
Há dias assim...
Iemanjá