Ao ouvir o Dead Combo, após uma sonolenta entrevista com o "Gato" na Quinta das Leituras ,vieram-me à memória ( porque estavam na reciclagem), os deliciosos "bailes de Finalistas" e outros bailaricos, não menos deliciosos, que havia na provincia. "Conjunto" - leia-se banda- contratado, mesas ladeando as paredes da Grande Sala ( devidamente decorada para a ocasião), lá iam as meninas muito,muito produzidas -vestido de baile ,pois então- acompanhadas da família, que podia ser uma Avó ou uma tia solteirona, para dançarem com os rapazes, de fatinho, gravata ,( ah! ou de capa e batina) e super lavados e perfumados . As meninas e família sentavam-se à mesa, os rapazes apinhavam-se na entrada da Sala. O ambiente era de magia. A música começava, meninas e rapazes , cada um nos seus postos, trocavam olhares prometedores , escolhendo os seus eleitos. Os rapazes não sei de que falavam, as meninas sussurravam entre si e comentavam os olhares e os defeitos, com voz trocista ou quebrada. E, lá vinha um, dirigindo-se à mesa ( para qual das meninas seria?), meio tímido, debruçava-se um pouco ( não muito) sobre a menina e..." A menina dança?", se mais "demodé", porque os mais in, apenas baixavam a cabeça com olhinhos cobiçosos. Ninguém se conhecia. Ah....o fascínio da dança e da descoberta ( bem,bem..). E, dançava-se e flirtava-se até o sol nascer , rodopiando pela Sala, tangos, valsas,rock, twist ,ao som das músicas dos Shadows e outros que tais, para ir trocando telefones e "residências" e, por vezes encetando um namoro ( era assim que se chamava) que muitas vezes terminava em casamento. Verdade.......
sexta-feira, maio 18, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Gostava de ter vivido esses bailaricos. Ainda fui do tempo das festas de garagem, mas que tinham bastante menos graça :). Apesar disso também já me disseram "a menina dança?" ou melhor, foi mais "a menina danxa?" :))) Foi numa quinta perto de Marco de Canavezes e o tipo que me convidou era o chamado "passarinho", um daqueles que anda pela festa a assobiar e a fazer de canário. uff, pensando bem estamos melhor assim :)
Devia ser bem giro!
Verde:
não sei por onde anda,para ter convites assim:)))))
Filipelamas:
era (foi) giro. Sobretudo, relembrado a longa distância. Mas, fica bem lá no passado, que os tempos que se seguiram e os de hoje têm muito encanto e não menos magia.
Já cá não estarei para ler os seus poemas relembrando os seus dez anos e uns pouco mais:))))que pena!
Estará cá sempre, maria! Tenho a certeza disso!! Há pessoas imorredoiras. A maria é uma delas.
Enviar um comentário