terça-feira, agosto 28, 2007
Amor silencioso
Amar-te no tempo,
ouvir-te no silêncio,
sentir-te na ausência,
até que os nossos corações se espalhem pelo mundo
Avusa
quinta-feira, agosto 23, 2007
Ser Deusa
Buscar a Força, a Luz que animam
As Mulheres em todos os tempos
Sentir as mãos abertas
Dando e colhendo
Musas…
Do outro a si mesma
Juntas sentirmos a Protecção
Que Forças outras nos enviam
Para prosseguir o Caminho
Caminho da Partilha,
da Alegria, dos Laços, da intensidade da Vida
Vida Sábia e Mãe que somos todas Nós.
Ser Deusa é juntar as mãos com simplicidade
E gritar Vitória com olhos humedecidos
É Ser!
Que Seja!
Palavras das Deusas, unidas com a poesia de Airam
Fotografia da nossa Deusinha da Dança, captada pelo olhar e objectiva magnífica de Frederico Mendes
Vitus -filme de de Fredi M. Murer
Maravilhoso e doce.
Nota: Cidade do Porto-sala 2
Tempo para reflectir
Quem SOMOS?
Porque estamos Aqui?
O que nos propomos?
(....)
Corria o ano de 2005 quando numa brincadeira se imaginou um clube de mulheres. Papoila, com a sua vivacidade e alegria contagiou Airam...logo um nome surgiu para o tal clube – Gineseu - no entanto tal denominação não granjeou o acordo de todas surgindo então o nome – DEUSAS!
No primeiro encontro, algures em Março de 2005, foram lançadas as bases do nosso grupo:
- Mulheres, o seu mundo, as suas ideias, características e necessidades.
- Espaço onde a conversa decorre com naturalidade, sem medos, sem juízos, onde cada Mulher se assume como “É”.
- O único compromisso que assumimos foi estarmos atentas umas às outras e solidárias. Companheiras de caminho, que se apoiam e precisam de saber que todas estamos lá.
- O nosso lema “Que Seja!”, significando tal expressão que cada Mulher detém a sabedoria de, em determinados momentos, deixar a vida tomar o seu próprio rumo, aceitando e confiando nas energias que nos circundam.
(…)
O que verdadeiramente nos importa é a Aceitação do Ser Humano, tal como se nos apresenta. E será sempre nesta dimensão que daremos os nossos contributos.
O objectivo é naturalmente – crescer como pessoa – tendo ao lado testemunhas que nos reflectem sempre QUE SEJA necessário.
Out of Africa
Este filme foi para mim um dos filmes da minha vida.
Sempre que o vejo me emociona. Talvez a Meryl tivesse incorporado tão bem, a Deusa que foi a escritora , personagem do filme. Ou seria e será ela também uma Deusa?
Ou será na verdade a Africa a Deusa dos continentes...
Deliciem-se...
abraços
terça-feira, agosto 14, 2007
Intenção
Com base nisso este jovem grupo que canta mantras deu como nome à sua banda, Sankalpa , que traduzido do sânscrito significa exactamente Intenção. Resumindo Sankalpa significa a intenção que fertiliza toda a acção. Bonito não acham?
sexta-feira, agosto 10, 2007
O princípio das minhas viagens....
De repente em frente ao mar... dalí, porque não? e porque não treino a minha capacidade de me surpreender e suspendo juízos e ideias digeridas de um qualquer crítico ou livro de generalidades!
Como tornar-me receptiva a este personagem de olhos esbugalhados e bigodes ao contrário? Poderia começar a dissertar sobre o que é arte e talvez não saísse daqui!
Escolho pensar a arte como Manifestação Divina. A partir daí uma esperança cresce dentro de mim, vou pelo menos colocar-me frente á obra deste senhor e deixar-me percorrer pelo Divino que ele transparece. Acordo feito.
Ah! Vamos à exposição encontrar harmonia/harmonias, em dalí.
Com o propósito definido, pés ao caminho, ou melhor rodas no asfalto, rumo ao Palácio de Freixo. Já dentro deste esplendoroso palácio acedo a biografia e a resmungar os 4,00 euros de entrada que me ofereceram. Observo a manifestação da minha veia de anarca, em defesa da cultura para todos... enfim outra questões.
E, eis então que me permito pousar os olhos na obra do senhor, que inicia com trabalhos de ilustração de um livro de Apolinaire e lá vou indo.... fui ficando primeiro perplexa, por não reconhecer ali o dalí da minha memória e concomitantemente perceber vários dalís, tal como me tenho vindo a descobrir. Múltipla na expressão embora una na essência.
De perplexa, passei a"siderada" e completamente seduzida por "Os Amores de Cassandra", ilustração de uma obra de Ronsard e outras pinturas "Nu" "Fada"... e assim fui percorrendo com os olhos da minha alma os traços que me permitissem chegar ao zénite do meu deleite."Rei espero-te na Babilónia","Cidade Perfumada" eu sei lá ... deixei de tomar notas, para me embriagar absolutamente no sentido da visão.
Mas, eis que paralelamente ia apreciando o entorno palaciano restaurado, o meu corpo doía de tanta emoção...uma janela aberta sobre o rio á noite,onde a paz e as luzes nos presenteiam com um espaço de descanso!
Respiro o rio e o contexto bucólico - romântico, com o meu amado! Cena perfeita que dura apenas o espaço de segundos. Desfrutei.
Retorno a exposição, a escultura chama-me atenção: "Venús que sobe a escada", se o título não corresponder, perdoem-me. LINDO! Claro que o texto que acompanhava a escultura estava muito bem escrito e ajudou. Prometi na próxima escultura não ler o texto no princípio e sim no final. O exercício da minha liberdade era importante!
Novamente me rendi a dalí no "Homem que monta o golfinho", deliciei-me a perceber essa harmonia - homem/golfinho - sobejamente reconhecida, mas que ali apresentava contornos...Vá lá e veja!
Passei então as ilustrações da Bíblia e eis que ..."me volvo loca" com as cores. Transportam-me para lugares de uma subtileza tal que termino a sentir-me pousada num nenufar... flutuando. Esta foi e apoteose!
Retirei-me sem terminar de ver a exposição, pois há limites também para as emoções.... Saí agradecendo a Dalí! a quem teve a visão e acção de o trazer até nós! Fiquei disposta a regressar com as minhas filhas, desta feita ao entardecer.
Benditos os que conseguem contagiar-nos com o divino....
Lembrei-me então de um outro espanhol que tanto me tocou. Gaudí.
Mas isso é outra história.
quarta-feira, agosto 08, 2007
tempo de férias
AEROPORTO
Gente que vai , gente que vem
Quanta gente o mundo tem…
Uma voz que entoa
É a hospedeira que soa
Senhores passageiros
Por favor sejam felizes…
Qualquer destino é bom
É preciso acreditar
Neste doce viajar
E lembrem de fotografar
As emoções escondidas
Por vezes tão sadias
Mas que o medo as arredia
Voltem depois enchidos
Mas também preenchidos de um retorno abundante
Não tanto de mil recuerdos mas talvez de eternos sonhos….
( às férias que não preciso ter )
terça-feira, agosto 07, 2007
Dali no Porto
- ..."A mulher busca o infinito interminável. Sobe os degraus da espiral, infinita, apesar de saber à partida que nunca chegará ao topo. Mas subir é mais importante que chegar"...
- Gala Gradiva, a Musa inspiradora de Dali, eternizada numa das suas esculturas, toca o divino que existe em nós, transportando-nos para lugares eternos.
- Os seus quadros são poesia e cor em movimento, ricos em pormenores que se traduzem em sensualidade e magia, fazendo-nos recordar a brevidade da vida, levando-nos a preferir o momento presente.
- A não perder esta "Presença" de Salvador Dali no Palácio do Freixo até ao dia 4 de Novembro 2007.
- AIRAM, fico a aguardar as tuas palavras.....