quinta-feira, maio 18, 2006

cereja


Nome Científico: Prunus Avium L. (cereja doce) - Prunus Cerasus L. (cereja ácida)
Família: Rosaceae
Cereja é a fruta da cerejeira.Por ser uma planta arbórea a cerejeira produz pequenos frutos, arredondados, de coloração que varia nas cores (existem cerejas amarelas, vermelho escuro e roxas), muito apreciada na Europa e no Brasil por ser de gosto muito agradável.

A cereja doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo que é uma planta originária da Ásia.
Seu cultivo é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com invernos e chuvas. Contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C.
Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia. A Medicina popular recomenda o consumo de cerejas no tratamento da gota.
in Wikipédia, a enciclopédia livre.

4 comentários:

ines disse...

Hum, vamos comê-las sim senhor!

maria disse...

Então, não há comentários para eu ler, ver e saber como foi???
Ah... mas vou saboreá-las e depois EU conto!

Anónimo disse...

...e não sentiram a minha falta?
Deusas, obrigada pelas cerejas . Toda eu agradeço até às entranhas dos meus sinuosos intestinos.
Não cheguei a tempo mas cantei por uma boa causa. A esse propósito - 17/06/06 A NÃO FALTAR _ LAMEGO . Vão e depois digam o que viram .
castanha

maria disse...

sente-se, sempre, a falta da castanha....e da boboleta,tb