segunda-feira, janeiro 08, 2007

baby boomers

Ontem, em " zapping" apanhei uma reportagem sobre os baby boomers japoneses.
Curiosa,no mínimo. As mulheres japonesas ( casa dos 60, 65 anos de idade) foram educadas na missão de criar os filhos, tratar da casa, e...nunca, por nunca, manifestar opinião própria, gostos ou discordância em relação às orientações do seu marido.
Estes , como lhe chamavam na reportagem, "assalariados", saíam de casa de manhãzinha e regressavam à noite. As mulheres ficavam,assim, sózinhas o dia todo.
E, chegou, agora, a hora da reforma. Manifesta-se, então um fenómeno, alvo da reportagem. As mulheres desenvolvem um síndroma "do regresso a casa do homem reformado". Manifestações físicas : vómitos, dores de cabeça, depressão. Em massa, até que um médico verificou que eram sintomas de medo face ao regresso do homem. Entravam em pânico por ter que não só conviver com um homem que não lhes dizia nada no ponto de vista afectivo, mas sobretudo por terem que durante 24 horas, obedecer e não se manifestar......Socorrem-se , então, de terapias e... os casais mais jovens temendo que lhes suceda a mesma situação, confidenciam que vão seguir o modelo europeu para terem mais sucesso nos seus casamentos.
GOSTARAM?

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei!Especialmente da moral - "homens fora de casa"

Anónimo disse...

Acho que deviamos mandar aos Japoneses o Link para o site do INE e outros institutos estatísticos europeus...é que por cá o modelo também parece não ser o melhor :-)

Deusinha R

maria disse...

Não senhor! A moral não é "homens fora de casa"! de forma nenhuma.
A moral será mais no sentido de dois companheiros para estarem juntos e o serem não pode ser à custa da anulação de um deles.
Esta é a moral, cá para mim.....